Ambientes geológicos de interesse

Os ambientes geológicos de interesse do GEOCOST estão diretamente vinculados às províncias geológicas costeira e oceânica, sendo essa relacionada aos setores mais profundos oceânicos, desde o talude continental à dorsal mesooceânica.

O foco principal da pesquisa do GEOCOST é a província costeira, termo introduzido por Villwock (1972), para descrever uma unidade tridimensional, no que tange aos aspectos geológicos, estratigráficos e estruturais.

Província costeira é descrita do ponto de vista morfolitológico como uma região onde dominam terrenos de baixa altitude (até 50-60m) e profundidade (até 150-200m), adjacente aos continentes e oceanos e mares e composta de sedimentos consolidados a semi-consolidados e secundariamente de rochas cristalinas e sedimentares. Província e zona costeiras são denominações usuais, às vezes correlacionadas entre si no que concerne a diversos aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos.

As projeções das Nações Unidas indicam que dentro de três décadas, 75% da população mundial, ou cerca de 6,3 bilhões de pessoas, deverão residir na província e zona costeira, definida como sendo, historicamente, uma zona geradora de conflitos, pelo fato de constituir-se em área de interesses múltiplos e sobreposição de usos.

No Brasil, as províncias costeiras estão distribuídas ao longo dos 7.367km da linha de costa, abrangendo uma área de 442.000km², o que corresponde a 5% do território nacional. Já em Santa Catarina, a província costeira ocupa uma área de 66.212km², compreendendo no setor emerso, a planície costeira e o sistema praial, com uma área de 4.212km² e que representa 4,35% da área do estado e no setor submerso, a plataforma continental, com 62.000km², caracterizada pela sedimentação das bacias marginais marinhas de Santos e Pelotas, ao sul do Brasil.  Além de ser representado por duas importantes bacias sedimentares marginais marinhas, em Santa Catarina ainda ocorrem dois litorais brasileiros, o litoral Sul e o litoral Sudeste, individualizados no cabo de Santa Marta Grande, no município de Laguna.

A figura a seguir exibe os principais ambientes geológicos de interesse do GEOCOST: o embasamento e a planície costeira com seus diversos ambientes de sedimentação, tais como eólico (dunes), leques aluviais (alluvial fan), lagunar (lagoon), glacial (glacier), fluvial (fluvial), deltaico (delta), paludial (tidal flat), ilhas barreira (barrier island), praial (beach), dentre outros; além da plataforma continental (shelf) no ambiente submerso.